segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ao Marcos:D

Marquinhos

sei que já vou tarde, e mais uma vez estou sem cheta no telemovel... apenas para te dizer... espero que tenhas feito boa viagem e que te divirtas à grande durante este tempo por esses lados!!!!!!!!!!!!! aprecia as paisagens, se fazes o favor!!!!!!!!:D:D:D:D:D:D
beijo enorme!!!!!!!!!

saga

uma saga que começa amanhã. é mais um primeiro dia do resto da minha vida... e irão haver mais. suspiro bem fundinho e digo: finalmente, começa-se a trabalhar.

.

...

estou a modos que viciada nestes senhores: The Cinematic Orchestra.



e neste senhor também: Patrick Watson.



as minhas bandas sonoras que me acmopanham (e são as únicas) neste final finalissimo de mais um ciclo...

.

tão bom cada momento com o Gonçalo!!!


este miúdo é ouro. em cada célula sua vibram os sentimentos mais nobres... as horas passaram e cada palavra dita ecoava nas ruelas esconsas de sintra. sintra ainda é mais incrivel com o Gonçalo. Porque repete, incontáveis vezes, "fogo, gosto mesmo de sintra. sintra é O lugar!" e os seus olhos brilham. Tenho um amor profundo por este ser. É dos amigos em que, mesmo em silêncio, a amizade vibra. e cresce. porque ele é assim: das melhores pessoas que conheci e duma humildade extrema. E é um artista. Numa amplitude adimensional. Uma parede de minha casa há-de ser uma tela sua. Está prometido.
Um beijo Gonçalo.
ps. o Gonçalo deslocou duas vértebras e fracturou uma costela quando me pegou ao colo!!!LOL... brincadeira... mas foi quase!:P
.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

das que me tocaram mais

atrevo-me a reescrever as palavras que me escreveram e que mais me tocaram nos últimos tempos... entre outras que sempre me emocionam. sempre suas.
espero não cometer algum tipo de inconfidência, mas estou certa que não. é daquelas coisas que tenho vontade de partilhar.

"Foste sempre das pessoas que mais me marcaram. e que em mim ficaram. a única coisa que posso lamentar é se nem sempre te mereci. Á parte disso, tenho os mesmos sonhos daquele rapaz que andava parecendo perdido - mas que no fundo era em alguém como tu que ele, boemiamente, se encontrava. E encontrou sempre. Partimos, depois. Ficou o silêncio e a promessa. No dia que resgatamos o nosso passado mostra-se um gesto de braços abertos. Os mesmos com que te recebo. E talvez te consiga tocar. A música lá fora são cordas finas. Cá dentro as palavras que nunca te diss. Mas que reafirmo. Neste mesmo olhar. Em mim e para ti. Beijo."

há um renascer paralelo à minha existência quando leio estas e as outras palavras. porque mesmo com a armadura que me afastava em tempos idos, soubeste ver e sentir quem era. e como sentia. e no regresso, não esqueceste. e foste um dos muito poucos que se atreveram a saber isso. e a perceber.


.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sísifo

a par das de Pessoa, também estas palavras têm um sentido e dimensões imensuráveis... aqui, partilhado para quem as quiser beber.


Recomeça...
Se puderes,
Sem angústia e sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro,
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.

E, nunca saciado,
Vai colhendo
Ilusões sucessivas no pomar
E vendo
Acordado,
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças.

Miguel Torga, Diário XIII

um dia.

depois dos dias em que as palavras fluiam, como fluía tudo o resto, quando não havia paredes que contivessem o jorro de emoções, estavas ali - tu, perdido, e sem saberes - ainda a medo, a indagar se querias vir. vieste, sem as certezas. e houve dias que quiseste ficar. e houve dias que te sentia certo disso. perto, tão perto. aqui. foram mais os dias que te senti longe, movido pelos teus medos e incertezas. ultrapassava, também os meus, numa realidade paralela onde pudesses reaprender qualquer coisa que te tivessem feito esquecer. em revolta. na tua. o marasmo que, nos teus confortos subterrâneos, te acorrentava, a ti. num dédalo onde te perdes e fazes perder. e não procuras. esperas que te encontrem. ou não esperas de todo.

dos lugares comuns que dolorosamente eternizaste, partiste. minto. seguiste ou ficaste, num espaço teu. agora percebo. há algum tempo que percebo, em verdade. dilaceraram-se-me certas certezas. nada menos que isso.

um dia chegarão. e um dia, depois dos muitos que passam, fecho a porta. e parto também. um dia.

.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Bravo Ana Moura!!!




a partir de ontem, fiquei viciada nesta senhora. e nesta versão do no expectations, que me levou às lágrimas... brilhante brilhante brilhante!!!!

.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

...

não morro de amores por este senhor... mas esta semana no expresso, escreveu com alguma graça esta crónica.


notório é o artigo sobre o que é considerado arte, o limite da arte. a ler. para os interessados, óbvio. (não consigo achar o link... mas o títuo do artigo é: anda a arte a trocar-nos as voltas?)

.

domingo, 16 de agosto de 2009

vitruvius mozambicanus


hoje foi dia de cultura. e bem ao meu nada frequente estilo português, esperei pelo último, ultimozinho dia da exposição para arrancar este corpinho (!!cof) de casa e ir ao ccb. imensa a exposição, rica, riquissima. ainda se tornou mais especial por ter encontrado Pancho Guedes rodeado duma multidão que guiava na, SUA, exposição. cumprimentei-o, não fazendo ele a menor ideia de que já tinha sido sua aluna. e essa evidência assolou-me à consciência traduzindo-se na minha instantanea roburização. não era caso para tanto.


acredito que cada quarteirão da actual Maputo tem pelo menos um edíficio de Pancho Guedes. porque são tantos,mas tantos. o legado, esculpido, pintado, desenhado, construído, pensado, satrizado que este senhor nos deixa é, em toda a sua amplitude, impressionante. só vos digo assim, quando for grande dar.me.ia por feliz se tivesse contribuido 1/10 do que Pancho Guedes contribuiu para a afirmação da arquitectura. Bravissimo, Pancho Guedes!
.

sábado, 15 de agosto de 2009

este Senhor marca tantos pontos...




mais uma vez a elegância, carácter acessível e easy going style de Barack Obama. bravo! (claro que faz tudo parte duma indústria de marketing, mas nem todos fizeram isto, nem todos esperaram na fila como cidadão comum para um hamburguer... ainda assim, é assinalável!!)

.

há qualquer coisa que me está a escapar...




este vídeo já deve ter sido visto pelos poucos que ainda lêem este blog. Duas questões assaltaram-me a mente quando o vi.

1. Se há 10 anos que está desempregado da marinha mercante, se tem tanta fome como diz ter, e se, no final, gasta uns valentes pesos para apanhar uma bebedeira destas... onde anda a fome?
2. Quando a polícia cubana imediatamente prende este sujeito e o envia para uma prisão de alta segurança (bebedeira e dizer que tem fome é crime capital em cuba, pelos vistos) quando a sua acção não é tão rápida e eficaz em sujeitos que têm razões de sobra para serem imediatamente presos, há alguma coisa que me escapa não há???

não quero aproximar-me do sobejamente conhecido e repressivo regime político em Cuba (que ainda assim tem saúde e educação gratuitas) marcado pelas incongruências naturais dum sistema fundamentalista, mas também não me quero distanciar que, passados 10 anos sem fazer nada, este senhor devia ter pensado que os pesos não são eternos... e um dia a fome chega.

.

três anúncios sublimes!!!!!!!!!!!

Agência TBWA / Neboko Amsterdam



Agência GT Tokyo



Algência Ogilvy New York


.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Experimenta Design 09



vem já aí em Setembro mais uma edição da Experimenta... com montes de coisas giras... originais... criativas... no fundo um fresh up que devia acontecer todos os anos, aqui!!!
a não perder!!mesmo!!
.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

...

missed haertbeat... twisted thoughts... lost in some kind of transition. does it make any difference?


domingo, 9 de agosto de 2009

foi assim...

acredito que há uns anos atrás tive um dos momentos mais reveladores da minha vida... um, que viria a determinar e a consubstanciar o presente e o futuro.
da adolescência que já tinha conhecido o seu início mas longe do seu fim, e numa tarefa simples de educação visual, sentei-me, regressada a casa, a um tosco estirador que o Pedro tinha construído alguns (poucos) anos antes que estava em frente a duas janelas no sótão de, agora, muitas noites em branco. Senti-me a mergulhar na candura duma folha de papel que absorveria e materializaria as ideias que, em compulsão, surgiam. não sei quanto tempo estive nesse processo, confesso. mas cada segundo catalizou, em permanente crescendo, esta certeza que se adensou e estabeleceu. sorria e sentia-me, à minha escala, importante. desci as escadas entusiasmada. quase delirante com a certeza que aquele momento me trouxera. "quero ser arquitecta. senti-me imensamente feliz ao estirador a desenhar." em verdade, já muitas vezes me tinham ouvido dizer o que queria ser quando crescesse. deliciavam-me os desenhos em que explorava a tridimensionalidade - também dos sonhos. Soube-o naquele momento. Aquela certeza que me moveu, ora por estradas de destinos divergentes, ora, finalmente, naquela que me leva - ainda -, nunca adormeceu. E inquietou-me até estar na sua direcção. E agora estou. E essa certeza, como a daquele momento, deixa-me imensamente feliz. Por saber. Por ter a certeza daquilo que muitos andam uma vida inteira à procura. Esta, eu já encontrei.


.

a vida que não se perdeu


celebra-se a vida repleta de Solnado. E recordam-se já com saudade a sagacidade de humor, aquela peculiar maneira de falar, as obras, as gargalhadas, o legado que viveu e deixou e criou... com todo o fulgor!!! "'tá lá?" é para ti, Raúl. Chamaram-te agora.


Até sempre. Até para sempre.


.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

star tracking



já tem mais dum ano... e, numa causa nobre, pretende-se que se mobilizem talentos portugueses em Portugal e em todo o mundo, ao jeito duma rede social mas EM BOM!!! O espírito do star tracker é o que me move há algum tempo... e hoje, esta brilhante iniciativa, tem mais um, espera-se, presente e futuro contributo nessa demanda de fazer o melhor possível na minha área!!!!! Contribuir, em ampla medida, para que o ego português se eleve e esteja onde sempre deveria ter estado: nós somos bons, muito bons, e o star tracker promove e interliga todo esse talento e cataliza-o!!!!!! gosto tanto mas tanto de ideias assim!!!!!!! Eu já sou star tracker! e tu?
obrigada Luís Miguel por, num momento de insanidade, me teres convidado!!! agora toda a gente vai acreditar que tenho talento... não acho bem enganarmos as pessoas!!!!!!!ehehe



.

estamos a ficar...

velhos, quando:
_os amigos começam a casar
_os amigos começam a comprar casa
_pecebemos que nós só podemos pensar nisso daqui a uns anos...formação superior é mal paga quando há, sem desprimor, remuneração igual ou mais alta para formação ao nível do 12º ano, belissimo, hein?
_as conversas centram-se em spreads, e créditos habitação e recibos verdes e precariedade laboral
_o passo a seguir é independência financeira / geográfica
_a ansiedade nos faz morrer aos bocadinhos em certos dias
_olharmos para a frente e termos este mundo e o outro de dúvidas
_queremos, mas não depende de nós
_responsabilidades de vária ordem têm maior dimensão
_se começa a sentir a necessidade de sair daqui, desta morada
_desejamos que melhores dias venham depressa depressinha
_nos sentimos, por vezes, de pés e mãos atadas por todos os entraves que existem
_mesmo assim acreditamos que teremos o nosso lugar ao sol

não é bem ficar velhos... há quem chame crescer, não é?? dizem que sim...


.

terça-feira, 4 de agosto de 2009