terça-feira, 22 de julho de 2008

memórias

apesar do número de pessoas que lêem este blog se contarem pelos dedos duma mão [e uma apenas], e depois de achar que se justificaria abrir um livro de reclamações [a leitura deste blog pode causar danos psicológicos irreversíveis, de tão mau que é] , resolvi voltar a dedicar umas valentes linhas, que não valem coisa alguma[para quem as, hipoteticamente,ler] a falar nem eu sei ainda muito bem de quê...

Há quase um mês que se falou em reunir a minha turma do Vasco da Gama... Já passaram dez anos que aquele tempo de despertares para uma série de coisas aconteceu... E na altura pensávamos que aquelas amizades iriam durar para sempre... Indestrutíveis na sua forma e conteúdo. E o núcleo forte de pessoas com quem partilhava toda essa vontade era substancial... Substanciais nao foram, no entanto, as convicções... Das quais, assumo, também terei culpa. Desse tempo subsistem duas pessoas que, passem os anos que passarem, continuam sempre lá... A Inês e o Quina... Ás vezes penso que as vicissitudes da vida são isto mesmo... chegadas, regressos e partidas... E algumas permanências... Desse tempo lembro com tremenda saudade os nossos momentos, conversas e laços... E as férias juntos... Começando na Pampilhosa, Barcelona, Algarve e Sesimbra... E sesimbra novamente... E...,não exisitiram mais férias juntos... As coisas aconteceram sem perceber muito bem porquê... Os laços quebrados, terceiros e alheios que influenciaram o que se seguiria... E as célebres histórias do diz que disse... Mas prefiro focar-me essencialmente da força que tinhamos... Da cumplicidade que construíamos nos nossos pequenos e ingénuos momentos... Das nossas histórias... Tinha uma relação muito forte [bom, achava eu que o era... e acredito que na altura o foi, de facto] com uma dessas pessoas... Éramos os melhores amigos e confidentes... Conhecíamo-nos tão bem... Intermináveis cartas que escrevíamos nos meses de verão [até se aproximar a semana que estaríamos todos juntos] a falar sobre tudo e o nada que comandava a nossa vida... São de pequenas coisas que nos lembramos...Nessa caixa de riscas, guardam-se essas cartas. Tiro uma aleatoriamente, de entre dezenas que foram escritas. 5.1.99... e começa assim... "Maninha:.." faz-me esboçar ternos sorrisos... Eram os assuntos que nos ocupavam a preocupação.. Escola, namoros, projectos, os livros que líamos e que emprestávmos um ao outro [Cem anos de solidão está contigo!],as músicas... Coisas pequenas, sabem... Mas que nos fizeram crescer. E com isto já li, entretanto, 5 dessas cartas. De certo que irei ler mtas mais. Quase que o consigo imaginar a ler aquelas cartas e a forma divertida como as escrevia... Ainda me rio, sempre que as leio.
Incrivelmente passaram estes anos... As opções vão sendo diferentes e, consequentemente, os caminhos também... E a distância aumenta a cada dia que passa. Este sábado é dia de reencontros... Sê-lo-á também de regressos? Cresci. Cresceste. Crescemos. Fica assim, isto.

fiquem em paz
até uma próxima

2 comentários:

Cromossoma X disse...

Ola!
Sabes, tambem tive uma pessoa assim "especial" no secundario que se afastou de mim. Acho que teve medo que me transforma-se com a mudança de ares (vir para o UK) e penso que quiz reter de mim o que considerava inocente e puro. Claro que mudei, e muito, nao escondo isso. Mas ficou sempre em mim a mágoa e a dor pela distancia forçada.
Ha uns tempos esse rapaz escreveu no meu blog, num comentario. Assim que o li reconheci-lhe o tom doce, e senti de novo aquele conforto e felicidade pela presenca dele, sempre invisivel, mas presente. Porque sera? Nao sei e penso que nunca irei entender...é estranho!!!

No sabado, quando encontrares os teus amigos, se o mais fiel a ti propria possivel. Aceita que existem amizades que nunca mais vaoltaram atras, porque fizeram parte de um tempo em que tu eras muito menos do que és hoje, procuravas coisas diferentes, sentias de forma diferente. Reconheço em ti a mudança que me acompanhou a mim, o expandir de horizontes que portugal fecha a quem por la perdura, e sei que muitas vezes é bem dificil lidar com o estaganar dos outros. Um beijinho querida, ate uma proxima :)

[anna] disse...

Sónia... Confortantes as tuas palavras... por poderes perceber esta realidade... Este crescimento que acontece naturalmente e que ou nos afasta ou aproxima das pessoas...o tempo passou, certo. os erros aconteceram... também crescemos no sentido de os perceber, assumir e resolver. Ou assim espero!!!
obrigada!!!
Um beijo