domingo, 28 de dezembro de 2008

de 2008

é natural, presumo eu, que chegue esta altura do ano e olhemos para este ano que passou e nos passem as memórias mais marcantes pela cabeça. a mim acontece-me isso. ainda por mais quando este ano, e parte do anterior, foram cheios de momentos e experiências que me fazem escrever isto. que me fazem ser o ser que sou hoje. com o pior e o melhor. ainda faltam uns poucos dias para que se dê o encerrar de mais um ano. mas mesmo assim, e quando já passam na tv a retorspectiva dos acontecimentos do ano, sinto-me no direito de escrever tais linhas. foi um ano de viagens [o orçamento ficou destruído, mas viagens são viagens. gosto tanto. ponto.]; foi um ano de conhecer mais pessoas [são sempre bem vindas, e parto sempre do princípio de presunção de que sejam boa onda - agora, se não crio qualquer tipo de empatia, muito dificilmente criarei]; aprendi imenso [das coisas dos livros, e daquelas que não vêm lá escritas]; quebrei a minha massa cinzenta duas vezes com o mesmo projecto; tenho um emprego [comecei a caminhada de "descontas para a Seg. Social mas não vais ver um cêntimo de reforma", sou militante forçada desta causa]; evidências estão tão próximas que, por vezes, não damos conta; foi o ano em que tive de largar os meus ténis pretos e verdes e começar a adoptar uma imagem mais credível [ninguém iriar credibilizar uma "em vias de ser arquitecta" se esta usasse ténis]; foi um ano que fomos milhares na alameda numa chuva de capas negras; há crise financeira [mas o português não se coíbe de gastar 7 milhões de euros por hora, durante os 25 dias de Dezembro. crise?qual crise?]; foi o ano de ter os sonhos e projectos adiados por tempo indeterminado [aposto no final de 2009]; foi o ano de Oliveira, Saramago, Meirelles e Lobo Antunes; foi um ano em que me enervei em revolta da incerteza deste futuro que é o nosso e que não podemos viver nele; por um dia quis ser americana [4 de novembro, votaria obama]; foi um ano de sonhos e angústias, de projectos e realizações, de concretizações e adiamentos.

Sem comentários: