segunda-feira, 13 de julho de 2009

desesperadamente novas coordenadas

poderá ser o início destas linhas desfasado do título... mas, em substância, não o é.

Um dia, numa das salas do monumental, deliciava-me com a subtileza da luz, e fotografia, e cor, e história dum filme sobre um quadro que nunca tinha visto antes, dum pintor que me era desconhecido. The girl with a pearl earring, de Johannes Vermeer. Há coisas que estão longe duma explicação lógica. Esta viria a revelar-se uma delas. Tinha ficado absolutamente absorvida por um filme, dum quadro que não conhecia, dum pintor que não ouvira falar, dum lugar onde nunca estivera. Menos de 3 anos depois, podia sentir o odor do óleo desse minúsculo quadro que me fez parar, na realidade, o coração por fracções de segundo. Não exagero, a sério. Maurithuis, em Delft, a cidade que desconhecia e onde estava naquele momento e que me arrebatara o espírito e emoções. Houve poucas coisas na minha vida que me fizeram tremer de emoções tão incontroláveis quanto inexplicáveis como este momento, esse exacto momento em que entrei naqueles escassos meros quadrados e vi aquele quadro de pequenas proporções mas duma dimensão encerrando outras dimensões imensuráveis. Olhava-o. Cheirava-o. Sentia-o. E viajava por cada pormenor em mestria revelado, ali. Só ali.

Hoje penso que o lugar e o momento me fizeram sentir assim.
Lugar.
Adensa-se o que já existia e nunca se tinha extinguido. Ir. Partir. As coordenadas já estão longe destas que me acorrentam a este computador a escrever. Coordenadas, incertas, é certo. Como tudo o resto, neste momento, na minha vida. É uma vontade quase visceral de querer sair daqui. De querer, mais uma vez, ir, ver e olhar, e sentir. E viver. Não há muitas pessoas que percebam isso, e, na verdade, também não tenho a mestria do transmitir por palavras. Sei - e mais! - sinto que o meu lugar há-de ser um dia aqui, mas não o é agora. É noutro lugar. Dos que deixei? Dos que não conheço? Sê-lo-á, na verdade. E sei e sinto que essa felicidade também dependerá, em grande medida, desse lugar. 52º 31' 00'' N 13º 24' 00'' E ? 59° 55' 0" N 10° 45' 0" E? 50° 26' 0" N 30° 31' 0" E ? Por aí.

.

Sem comentários: