sábado, 29 de novembro de 2008

duas teorias que têm alguma graça


1_ A primeira teoria que, há já algum tempo, tem vindo a ser testada e, mais, comprovada, é a que diz que existem até 6 pessoas a separar-nos de outra. Ou seja, há até 6 pessoas que me separam do Obama, ou do Brad Pitt... por exemplo, eu conheço X, esse X, por sua vez, conhece Y, Y conhece Z,..., [até seis pessoas], e, até 6 pessoas, um K conhecerá o Obama. Se esta teoria pode funcionar para o bem, também funciona para o mal... Não fico tão contente por pensar que há até seis pessoas que me separam do Kabila ou do Bush ou do Bin Laden. Mas prefiro considerar apenas nas seis pessoas que me separam de pessoas com melhor aspecto...six pack, included, please.:P


2_ Li na SÀBADO desta semana, a teoria defendida por um senhor chamado Malcolm Gladwell [eu não considero o seu aspecto do tipo "acabado de sair dum asilo", e dou alguma credibilidade ao senhor, aliás, considerado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, actualmente]. Então é assim. Segundo Gladwell, o segredo duma vida profissional de sucessos reside não em 100, nem em 1000, nem 8000, mas 10000 horas de "treino" para atingir o ambicionado reconhecimento e sucesso. Ora isto traduzido em anos, dá, mais coisa menos coisa, uns 10 aninhos a laborar feitos cães. Gladwell diz que estas 10000 horinhas de treino são o número mágico de proficiência. E dá vários exemplos: os Beatles alcançaram o albúm de maior êxito 10 anos depois de começarem a tocar; Mozart compôs o seu primeiro concerto original aos 21, tendo começado a tocar aos 10. Isto dá que pensar. Ou seja, segundo as minhas contas, entre os 35 e 40 anos estarei no auge!!!!!!!!!

Mais, segundo também Gladwell, QI's acima de 120 não têm grande utilidade. [ desculpe, podia repetir?] O senhor com o maior QI registado na história [195, o Einstein tinha 150... só para comparação] começou a falar aos 6 meses, a ler aos 3 anos, aos 5 fazia perguntas sobre a existência de Deus e tirava notas elevadas a testes de línguas que desconhecia [apenas precisava de as estudar 3 minutos antes]. Depois duma série de peripécias [ter desistido da universidade], o homem acabou, grande parte da sua vida, como porteiro. Até 120 é bom. Mais que isso, dispensa-se!

Outra coisa que este senhor defende, eisto não é preciso ser-se muito inteligente para chegar a esta conclusão, é a de que os meninos que têm mais estímulos cognitivos/intelectuais, e, como tal, e na generalidade, os de classes económicas mais elevadas, atingem um padrão de aprendizagem mais consistente e mais vasto. Não sei se isto, para algumas alminhas que por aí anda a pavonear-se na sociedade internacional, fará sentido. De repente consigo lembrar-me dumas quantas.


E assim fica isto.

1 comentário:

rita disse...

bem, quer dizer que só me faltam dois anos para atingir o auge e depois posso finalmente descansar? óptimo! Não vejo a hora!