terça-feira, 10 de março de 2009

eis as quase 30 linhas...

A inscrição no Programa INOV-ART surge na sequência dum plano traçado, a médio / longo prazo, e que teve início na realização do Programa Erasmus, na Technische Universiteit Eindhoven, Holanda. Este foi o início para perceber que, da pluralidade de abordagens a um mesmo desafio, surgem a riqueza e aprendizagens que nos fazem querer ir mais além. Variadas vezes conversei, escrevi e li sobre esta vontade de ir e conhecer. E por diversas vezes deparei-me com o denominador comum, tão Socratiano, do desejo de sermos cada vez mais cidadãos do Mundo.

A diversidade de correntes de expressão arquitectónicas é, agora, mais que nunca uma realidade incontornável. Conhecer, aprender, compreender, ver, viver as diversas formas de expressão impele-nos a maior exigência, profissionalismo, competência e a uma recolha dum manancial de referências que serão essenciais em diferentes momentos.

Em Arquitectura, particularmente, e nas Artes em geral, tornam-se imprescindíveis as viagens e o conhecimento permanente sobre como e o que se faz em todo o mundo. Essa busca, quase incessante, de conhecimento tornar-se-á profícua a longo prazo, considerando os objectivos a que nos propomos. As viagens enriquecem-nos, indubitavelmente. A permanência nesses lugares fazem-nos ser maiores e melhores em nós. Uma prova desta realidade, pude vivê-la academicamente. E é, agora, que urge querer e poder vivê-la profissionalmente.

Aprendendo e sedimentando conhecimentos na pluralidade, tornará mais sólida a base que, futuramente, sustentará a vontade de transmitir o legado apreendido empíricamente a outras gerações. A realização de Doutoramento, num prazo de 10 / 15 anos, surge, assim, como um academismo e teorização imprescíndiveis, de todo o processo empírico. Este será, em variados aspectos, um culminar dum ciclo que, ao longo de anos, se sedimentará e se enriquecerá em diferentes culturas e lugares e, se estabelecerá, posteriormente, aqui, em Portugal. Porque num dia, regressar-se-á.

estas serão as linhas que me solicitaram do INOV-ART. que devem, igualmente, seguir esta semana. os níveis de ansiedade estão, neste momento, nos píncaros. espera-se, sempre, o melhor.
.

Sem comentários: