terça-feira, 3 de março de 2009

vicky cristina barcelona

devo confessar que o meu primeiro contacto com filmes do woody allen não foi, de todo, pacífico. ou das duas uma. ou eu na altura que vi o celebridades não estava desperta para woody allen, ou então este foi o desastre cinematográfico dele. prefiro acreditar na primeira hipótese e que é, seguramente, a mais possível. entretanto, aprendi a gostar de woody allen.
e ontem, com vicky cristina barcelona, gostei outra vez. como será óbvio, não vou entrar em pseudo crítica de cinema. somente dizer que as performances de bardem, johansson e cruz estavam magistrais. "I love him, but I'm not fall in love with him." quero mais!!!!!!!!
.

3 comentários:

rita disse...

a sério que gostaste?? hmmm eu não gostei mesmo nada...!! :(
gostei só do Javier.. das mulheres não gostei nada... nem acho que a Pe merecia um óscar!! só disse 2 palavras, o resto gritou o tempo todo!!
e depois não gostei da cidade que mostrou... não é a Barcelona que eu conheço!! A cidade é tão mais bonita e tão menos espanhola que a do filme!!

[anna] disse...

Rita,
Sim, nesse ponto de vista é um facto que não mostra a Barcelona com a fantástica movida cultural... Ressaltam no filme outras questões que não se prendem, de todo, em mostrar Barcelona. Mas isto era conversa para durar horas... Quanto às participações, de facto Javier está no auge (com uma postura que enfim..........) e, na minha opiniao, a Penélope também. A Scarlet já a vi em performances melhores, não estando, na minha leiga opinião, mto mal neste filme.
As cidades que nos ficam no coração, e por melhores que sejam os realizadores, nunca irão ser retratadas na dimensão e produndidade que têm para nós... ;)
Um beijinho grande
tudo de bom
Ana

rita disse...

pois, mas as questões de que falas são óbvias e também não acho que sejam um tema novo ou original ou ainda retratados à tipica maneira deste realizador.. mas ok..
por outro lado, acho que há imensos filmes que retratam de maneira fiel as características de uma cidade ou dos seus habitantes, pelo menos no que diz respeito aos sentimentos comuns a uma série de gente que por lá passou ou viveu.. basta ver um qualquer filme italiano antigo, por exemplo. Ou mesmo um qualquer filme nosso tipo Patio das Cantigas, ou o Porto da minha Infancia.... Cinema Paraiso (que me toca particularmente e a uma série de gente também), il Gattopardo para dizer outro. Simplesmente, acho que o woodi allen, neste filme, nao conseguiu captar a onda de Barcelona... mas como dizes tu, isto dava pano para mangas :)

** rita