sábado, 9 de maio de 2009

cultura shopping center

ontem abriu o maior e mais espectacular e mais ostensivo e mais (um rol de adjectivos que podem advir desta nossa cultura de sermos os maiores para inglês - e o resto do mundo - ver) centro comercial do país e arredores. impensável e rídiculo foi a fila de pessoas que assentou arraiais na noite anterior para serem os primeiros a irem ver os supostoo centro e receberem uns 100 euros de consolação pelas 1000 horas de espera ao frio, à pancada, e à estupidez... se fossem outras as circunstâncias, mais necessárias, queixar-se-iam por estar numa fila... mas aqui, nnnããããããoooooo! aqui é giro, e é uma aventura estar à espera para ver mais um centro comercial que não irá ser diferente dos outros... somente em tamanho. isto, digo-vos, faz-me descargas eléctricas no meu sistema e provoca-me convulsões de ver tanta estupidez e medíocridade acumulada e massificada num mesmo povo. quem, no seu perfeito juízo iria estar horas numa fila para ser dos primeiros a entrar num espaço que não difere do que está a menos de dois quilómetros e dos outros por volta de 5-10km????quem???????????
deixou-se de incentivar a cultura do comércio de rua... queixam-se, depois, muito espantados, de que a baixa de lisboa está a ficar deserta (!?!?!!?!?); os centros comerciais incorporam o que eu chamo a pre-maid under culture: há sol? vai-se para o centro comercial. há chuva? centro comercial. faz vento?centro comercial. há museus para se ver? as montras dos centro comerciais são mais giras, e não tem que se puxar pela cabeça. juro-vos, que me revoltam. Passamos os pirinéus (e porque em espanha há o fenómeno cogumelónico dos el corte inglés), e não se vê esta densidade absulutamente absurda de centros comerciais... as pessoas usam, vivem e sentem a RUA!o comércio tradicional existe e em grande força. Há um lado mascarado de positivo nesta explosão toda destas megalomanias comerciais: cria uma série de empregos.... PRECÁRIOS!
e acordar para as coisas boas da vida, não??????

.

2 comentários:

Tuga em Londres disse...

Ah ainda nao sabia que já tinha aberto o novo centro comercial, que imagino que estejas a falar do Dolce Vita. Horas nas filas 'a espera?? Sim ridiculo sem dúvida, mas nao é mais ridiculo do que ficar horas na fila 'a espera que a TopShop abra com a nova colecao da Kate Moss ou a H&M com a coleccao da Madonna, ou a Apple Store com o novo iphone e isso acontece muito por cá. Os artigos vao lá estar 'a mesma quer sejam no primeiro dia ou na primeira semana. Portanto nao sao só os Portugueses que tem esse tipo de atitudes. Aqui podem nao esperar horas para entrar num centro comercial mas esperam horas para entrar numa loja. Nao sei o que é pior. Mas cada povo tem as suas parvoices ou os seus "interesses". Nao sao só os Portugueses.

[anna] disse...

obrigada filipa pelo comentário!!! eu acredito que haja outros povos que ajam assim... mas aqui falo da realidade que conheço!!!;)
beijinho grande, espero que esteja tudo bem!!!!
Ana