sábado, 12 de abril de 2008

actualizações...

bom... e porque esta semana teve altos e baixos [na verdade mais altos que baixos, acontece!!!:P]... Entretanto esta semana houve uma sessão de erasmus onde três dos que foram, deram o seu testemunho. Porque falámos para colegas que queriam fazer esta experiência e, tal como todos nós de início, também eles tinham muitas dúvidas... A sessão correu como o previsto e fui a última a dar o meu testemunho... Comecei por dizer que se se reunirem as condições económicas, nada, MAS MESMO nada devia ser impeditivo de irem... A família está no porto seguro de sempre, os amigos - os que valem a pena - também... bem e namoros, vão e voltam e partem outra vez... Foi sobretudo um testemunho mais empírico na medida em que procurei dar a conhecer não o lado logístico da coisa, mas os "quês erásmicos" que toda a gente fala, mas só uns tantos conhecem e viveram... e podem compreender... Falei [na verdade, acho que demais] e terminei com o poema que me acompanha de há uns tempos a esta parte e que encerra tudo aquilo [em parcas mas sábias palavras] procuro atingir na vida.... Reza assim:

Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada coisa a Lua toda
Brilha, porque alta vive.

E rematei com... Assim, sejam inteiros! Fiquem com a sensação de que as minhas palavras tinham chegado a qualquer lado e no final, o director do departamento de farmácia, o Prof. Dr. Pedro Amores da Silva, em jeito de confissão, disse-me "sabe, também fiz erasmus... e permita-me que lhe diga que gostei muito do seu testemunho e que é uma excelente comunicadora...!"... Exagero da parte dele, mas fica a ideia primordial de ter acedido ir dar este testemunho - a mensagem passou, e tudo o que ela encerra.

Na segunda feira passada houve uma conferência com o Arqto. Egas José Vieira [sócio do Arqto. Graça Dias]. Apresentou seis dos últimos projectos que têm desenvolvido. Mais que não me identificar com a linguagem [ou a ausência dela????] arquitectónica, questionei-me sobre diferentes possíveis problemas [uma vez que não sou ninguém mesmo para conjecturar]... E pus dois desses problemas ao arquitecto. Respondeu-me com a clareza possível... Tendo eu sentido, ca no meu lugarzinho no meio da plateia [e encarnada até aos cabelos], que tinha tocado em pontos sensíveis na concepção arquitectónica do Contemporânea. Mas é daquelas coisas, lá por ocuparem o ranking do star system Top 10, não quer dizer que façamos "amén" a tudo o que eles fazem... Eu não faço de certeza. E desconfio que não farei num futuro próximo. Levantar qestões, desde que devidamente consistentes e fundamentadas, serve não só do esclarecimento que advirá mas sim de raciocínio e de aguçar o nosso sentido crítico... Fiquei com problemas de consciência de ter sido, de certa forma, crítica nas perguntas que fiz... Mas à distância de uns dias, não me arrependo e voltava a fazê-las novamente. Sem dúvida.

Fiquem em paz

Até uma próxima

1 comentário:

Å®t Øf £övë disse...

Ana,
O Erasmus deve realmente ser uma experiência inesquecível, e enriquecedora.
Bjs.